A Igreja Celebra, solenemente, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na terceira sexta-feira, depois do dia de Pentecostes, nesse ano, no dia 1º de julho. Temos uma festa de sentimento religioso e especial veneração, em que se celebra Jesus Cristo, o homem-Deus, Tendo em vista o seu amor simbolizado no coração.As primeiras manifestações de um culto ao Sagrado Coração de Jesus se apóiam em algumas passagens do evangelho de João, por exemplo: 7,37: ”Se alguém tem sede, venha a mim e beba”;19,34: ”Um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água”.

O sangue, símbolo da Eucaristia, confirma a realidade do sacrifício do Cordeiro imolado para a salvação do mundo. A água, símbolo do Espírito Santo, confirma a sua fecundidade espiritual.Jesus nos faz um convite: Achegar-nos ao seu Coração porque quem bebe dos reservatórios contaminados pelo mundo, sempre tornará a ter sede. Cristo é a fonte viva, cujas águas jorram para a eternidade, como lemos em João, 4,14: “Quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede, pois a água que eu lhe der, tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”

Num mundo cada vez mais sedento de amor, necessitado de compreensão e de justiça; precisamos fazer a experiência do Coração de Jesus, bebermos da água viva, assim como Jesus Cristo, Deus-homem, por ser Filho de Deus, possuiu, em plenitude, todos os valores humanos. Cristo é Deus, e ao mesmo tempo, o mais humano dos homens.

No Coração de Jesus está o ponto mais alto do amor porque Ele traz em si, com perfeição, todo o amor do Pai, no seu amor aos homens. Esse é o mistério do amor divino-humano, simbolizado no Coração de Jesus Cristo.
Na Sua paixão e morte Ele nos deu a prova suprema do seu infinito amor para com os homens. ”Ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos seus amigos”( Jô,15,13).
No Coração de Jesus Tudo é gratuidade. Deus nos amou gratuitamente e nos enviou o seu filho Jesus que nos olhou, nos amou como somos através da Igreja que nasceu no Calvário.
A Igreja é o coração de Jesus perpetuado na gratuidade do seu amor infinito. Ao ver-nos tristes, feridos e carentes, Jesus caminha ao nosso encontro. Ele nos ensina a aceitar as provações pelos quais nós passamos, e a sermos pacientes e humildes nos sofrimentos: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as nossas almas”(MT.11,29).
O Coração é o símbolo do amor do Pai e do Espírito Santo para com toda a humanidade cheio de bondade e de ternura.
A beleza do coração de Jesus nos põe em preces para rezar, implorar sua benção e sua misericórdia infinita que é maior que nosso pecado.

Fonte: Diácono José Maria Ortega