Quem são os leigos e leigas? Dentro da religião católica, os fiéis leigos são pessoas que não são ordenadas (não receberam o Sacramento da Ordem) mas disseram “sim” ao chamado de Deus para ser suas testemunhas e colaborar na difusão do Evangelho. A exigência é que seja batizada e fiel comprometida com a vocação em si despertada.

Esse chamado tem fundamento bíblico: (MT 28,19), nos diz: “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. E (MT 5, 13-14) nos fala do “Sal da terra” e “Luz do mundo”, que nos deixa claro quanto ao papel do discipulado, de dar sabor à vida de seu semelhante e iluminar a Humanidade.

O Catecismo da Igreja Católica nos fala: “É específico do leigo, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus... A eles, portanto, cabe de maneira especial iluminar e ordenar de tal modo todas as coisas temporais, as quais estão intimamente unidas, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo e contribuam para o louvor do Criador e Redentor”. (N°898)

Assim, fica bem claro que ser leigo e leiga não é um mero acaso, temos um Deus que nos escolheu e nos chamou pelo nome, e tem embasamento na Bíblia e documentos da Igreja. O “sim” para esse chamado requer decisão. Não podemos dizer um “sim” sem convicção, sem compromisso autêntico e verdadeiro, apenas para agradar este ou aquele, ou porque não tem quem assume este ou aquele serviço. Não! É uma entrega que deve ser na totalidade, de corpo e alma, sem reservas.  Deus quer precisar de nós para fazer acontecer o seu projeto de amor na família, na comunidade, na sociedade e onde quer que estejamos. Precisamente agora, em meio à tempestade do Covid-19, que está desolando famílias, comunidades e povos, precisamos ser sábios, corajosos e zelosos para contribuir com o socorro solícito, levando amparo, esperança e acolhimento a quem precisar. E não olhemos só ao longe, muitas vezes o grito de socorro está do nosso lado. O ser leigo e leiga é isso, demanda de nós um olhar de amor desinteressado para com o próximo, com a natureza e tudo o que Deus criou. É amplo o campo de trabalho (a missão) do leigo. Coloquemo-nos a serviço com alegria, espelhando-nos na grande Mestra, Maria, Mãe de Jesus, que não titubeou ao dizer sim a Deus, em ajudar sua prima Isabel, em seguir e ser presente na vida do seu Filho, até mesmo aos pés da Cruz. Enfim, olhemos o seu exemplo e peçamos a Ela que nos ajude a sermos fiéis à nossa vocação.

Ao falar um pouquinho da vocação do leigo, lembramos que somos uma paróquia salvatoriana, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Várzea Paulista - SP, administrada por padres Salvatorianos. “E como Leigas e Leigos Salvatorianos, somos chamados a participar da missão da Igreja e a viver a vocação batismal, assumindo os ideais de Pe. Jordan, por meio do testemunho de vida e da ação, em resposta aos apelos da Igreja hoje. Essa vocação cristã, nós a compartilhamos com todo o povo de Deus”. (Do livro “Fonte de inspiração para a missão”)

Realize tua missão com amor e alegria e serás feliz! Quando fazemos o bem ao outro e colaboramos para a harmonização de toda Criação, se prestarmos bem atenção, é a nós mesmos que o fazemos.

Parabéns Leigos e Leigas pelo seu “Sim”! Por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, Deus abençoe vocês!

Autora: Eni da Silva Pereira (Leiga Salvatoriana)